O Rio de Janeiro sofreu nos últimos dias com um temporal que resultou em bairros inteiros alagados, casas destruídas e vidas perdidas. O clima melhorou, temporariamente, mas será preciso grande esforço de solidariedade para amparar os atingidos. Confira três maneiras de ajudar quem sofreu com o temporal no Rio de Janeiro.
SOS Enchentes do Vakinha
Uma forma fácil e confiável de ajudar é a tag SOS Enchentes, da plataforma Vakinha. Para isso, basta escolher uma das campanhas criadas presentes na tag e doar o valor que você achar mais confortável. A doação pode ser feita de casa, através do pix.
O SOS Enchentes foi criado pelo Vakinha no ano passado, como forma de reunir campanhas de arrecadação em prol dos atingidos pelas fortes chuvas no sul do Brasil, em especial no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, em setembro. Foram mais de R$ 10 milhões arrecadados, através de 5 mil vaquinhas criadas em benefício de pessoas de todo o Brasil em 2023.
Desde que as chuvas atingiram o Rio de Janeiro, diversas campanhas foram criadas e muitas já atingiram a meta estipulada. A vaquinha criada pela carioca Beatriz Baraldi, por exemplo, arrecadou até o momento R$ 15 mil. Morando com dois idosos, ela teve a casa destruída, junto aos móveis, e precisa do valor para viabilizar uma mudança. 238 pessoas se solidarizaram e contribuíram com algum valor.
Pontos criados pela prefeitura do Rio de Janeiro
A prefeitura da capital criou pontos de apoio temporários, onde é possível prestar assistência aos moradores afetados pelo temporal. São oito espaços espalhados pela cidade e você pode conferir todos eles aqui.
Espaço criado pela Câmara de Vereadores
A Câmara de Vereadores, em parceria com o projeto Voz das Comunidades, anunciou a criação de um espaço temporário que servirá de concentração para doações aos atingidos. Ele será o saguão do Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara, na Cinelândia. Os itens mais urgentes a serem arrecadados são alimentos não perecíveis, água potável e materiais de limpeza.