Sopão da Esperança é o projeto que a baiana Nádia Dias Ribeiro apresentou neste domingo, no Domingão com Huck, da TV Globo. A iniciativa, voltada a distribuir alimentos nas ruas de Juazeiro, beneficia semanalmente até 210 famílias. Uma campanha foi criada, em parceria com o site Vakinha para que mais pessoas possam receber o alimento.
Nádia criou o projeto no primeiro mês da pandemia de Covid-19, como forma de ajudar em um momento em que a solidariedade teve todos os significados reforçados e reinventados. Ela pegou um espaço de eventos que havia comprado e o transformou em uma cozinha comunitária. Juntou o pouco dinheiro que tinha com algumas doações e preparou, na primeira semana, 30 marmitas com sopa. Na segunda, o número já havia quase dobrado.
Apesar de ter nascido das dificuldades impostas pelo coronavírus, a pandemia foi apenas a semente plantada. O Sopão da Esperança seguiu firme e, hoje, entrega semanalmente 150 porções de sopa, além de pão e frutas, pelas ruas da cidade.
O corre todo é feito pela própria Nádia, que vai atrás de amigos, conhecidos e patrocinadores para doações, em dinheiro ou ingredientes. Para empresas exportadoras, o pedido é por frutas que seriam descartadas. Quando falta recurso, ela tira do próprio bolso. “É uma luta toda quarta-feira. Mas eu amo o que faço e sou feliz assim”, diz.