Para além dos professores, muitas vezes os funcionários são figuras marcantes nas escolas. Faxineiros, trabalhadores das cantinas, cozinheiros e porteiros, como é o caso de Paulo, que trabalha na Escola SEB, de Vitória (ES). Querido por toda a comunidade do local, ele está prestes a ter a dedicação aos alunos recompensada. Uma campanha na plataforma Vaquinha arrecadou o valor necessário para a compra de uma bicicleta elétrica, que facilitará o deslocamento dele para o trabalho.
Paulo mora a uma distância de 20 km da escola e faz o trajeto, diariamente, em uma bicicleta que já viu melhores dias. Mesmo com as condições adversas, nunca faltou atenção e carinho com os alunos. A prova é a própria campanha, criada por Marcelo Furtado, pai de aluno da escola. “Conheço o nosso porteiro Tio Paulo há algum tempo e sempre me impressionei com sua dedicação e esforço incansável para cumprir suas tarefas diárias em prol dos nossos filhos”, escreveu, na descrição da vaquinha.
Ainda no texto, Marcelo alerta que as condições da bicicleta se deterioram a cada dia – e mesmo que estivesse em perfeito estado, não seria o mais indicado para o trajeto diário. Com a bicicleta elétrica, Tio Paulo terá, enfim, a possibilidade de se deslocar ao trabalho com agilidade, segurança e conforto.
Até o final da tarde da terça-feira (5), a campanha havia arrecadado R$ 10,9 mil, através de 213 apoios. Já o bastante para presentear a quem sempre se fez presente.