O que você procura?

Pescador brasileiro recebe condecoração internacional por salvar 35 pessoas de naufrágio no Pará

Após salvar 35 pessoas de um naufrágio, um brasileiro recebeu, nesta semana, o Prêmio IMO por Bravura Excepcional no Mar, da Organização Marítima Internacional (IMO), uma das condecorações mais importantes da comunidade marítima internacional. O reconhecimento foi dado ao paraense José Cardoso Lemes, de 48 anos, na sede da organização, em Londres.

O caso ocorreu em setembro de 2022, por volta das 8h, quando José se preparava para trabalhar na da Ilha de Cotijuba, no Pará. Ele foi avisado que uma embarcação regional de transporte de passageiros havia naufragado nas proximidades e, imediatamente, partiu em direção ao local. Chegando lá, encontrou 80 pessoas pedindo socorro – a grande maioria senhoras de idade.

Da melhor maneira que pode, José fez o procedimento de resgate e conseguiu salvar 35 pessoas em duas viagens – deixando para trás, inclusive, seu equipamento de pesca. Uma terceira viagem estava nos planos, mas infelizmente não foi possível realizá-la.

José é filho de pescadores e, há alguns anos, sofreu ele mesmo acidente com a embarcação que comandava. Ele precisou ficar um mês na UTI e ficou com sequelas, como a limitação de 50% nos movimentos do lado esquerdo do corpo. “Cada canto que eu olho tem uma lembrança. Quando eu fecho os olhos, vejo a criança chorando por sua avó, lembro dos corpos na proa, dos gritos. Não foi um dia fácil”, relembrou, em entrevista à Marinha do Brasil. O brasileiro, entretanto, frisou que faria tudo de novo. “Tentaria ajudar até mais. O acidente mudou a minha vida e tenho certeza que eu ajudei muitas pessoas. Não sou um herói, sou apenas um homem comum, que fez o que achava certo”.