De giro em giro, com muita graça, a carioca Luiza França ultrapassa os obstáculos e trilha o caminho rumo ao sonho de ser uma patinadora profissional. Com 16 anos, ela busca atualmente recursos para conseguir disputar, em São Paulo, o Sul-Americano Open Interclubes e o Campeonato Brasileiro de Patinação no Gelo, em julho. Ela criou uma campanha no site Vakinha, para quem quiser apoiá-la nesse objetivo.
Luiza é apaixonada por patinação desde a infância, mas apenas em 2022 teve acesso a uma pista, inaugurada próxima da casa onde ela morava. De lá pra cá, muito esforço e dedicação a levaram a evoluir no esporte, mesmo com os obstáculos impostos pela prática de uma modalidade de custo elevado. “Minha maior conquista até aqui foi mesmo poder começar, pois não temos nenhum apoio para a patinação aqui no Brasil”, comenta.
O Sul-Americano Open Interclubes e o Campeonato Brasileiro de Patinação no Gelo, realizados simultaneamente, serão a segunda oportunidade que Luiza terá para competir. Para ela, estar presente nesse nível de disputa, é a concretização de um caminho bem trilhado. “Quando comecei, participar de uma competição era o meu sonho. Sinto que esse é o meu lugar”, conta.
Apaixonada pelo esporte, Luiza elenca como as características mais apaixonantes da patinação no gelo a beleza e a sutileza da modalidade. “É o poder de fazer tudo parecer fácil, apesar de que definitivamente não é!”, reflete. Por fim, a brasileira elege como principal referência nas pistas a russa Kamila Valieva, campeã em 2020 do Campeonato Mundial Júnior.
Contribua com o sonho da Luiza
Luiza e a família estimam que, para que ela consiga estar em São Paulo para a competição, sejam necessários R$ 10 mil. A campanha no Vakinha segue aberta para quem quiser ajudar.