O que você procura?

Paris 2024: Brasil conquista inédita medalha por equipes na Ginástica Artística

A história do esporte brasileiro teve um novo e belo capítulo escrito nessa terça-feira (30). Pela primeira vez, o time feminino da Ginástica Artística ganhou uma medalha olímpica na disputa por equipes. Em uma disputa emocionante, decidida no último salto do último aparelho, o quinteto formado por Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira e Júlia Soares conquistou o bronze.

A emoção se fez presente desde antes mesmo do início da disputa, com Flávia Saraiva caindo das barras assimétricas e cortando o supercílio, tendo que competir com um curativo. Iniciada a competição, a equipe brasileira contou com desempenhos consistentes para se manter na briga. Até o final da terceira rotação da final, o Brasil estava na sexta posição, disputando uma medalha com Itália, Grã Bretanha e China.

Coube a Rebeca Andrade fazer o que se dedicou por tanto tempo para se tornar uma das melhores do mundo: brilhar no salto, receber nota de 15.100 e deixar o Brasil com 164.497 pontos ao final da participação no torneio. Restou aí, para os milhões de brasileiros espalhados pelo mundo, torcer para que ou a Grã Bretanha ou a Itália não ultrapassassem a somatória. A angústia ocorreu até o último salto das britânicas, mas não deu outra: Brasil na terceira posição e medalha inédita no peito.