O que você procura?

Paris 2024: Boxeadora ganha primeira medalha do Time de Refugiados na história

Após decisão unânime dos juízes, a boxeadora Cindy Ngamba fez história nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Ao conquistar a vaga na semifinal do boxe, ela garantiu a primeira medalha para o Time dos Refugiados.

Com 25 anos, Cindy nasceu em Camarões e mora atualmente na Inglaterra. A família da atleta deixou o país africano quando ela era ainda uma criança, em busca de melhores condições de vida. Apesar de a mudança ter acontecida há muitos anos, eles ainda não conquistaram o passaporte britânico.

Em 2019, Cindy e o irmão foram convocados por autoridades em Manchester, na Inglaterra, para provar que ainda estavam no Reino Unido. Os dois foram presos e levados para Londres. Cindy temeu ser deportada, por conta da perseguição a pessoas LGBTQIAP+ que ocorre em Camarões.

Sem poder representar o país onde mora e nem o de origem, Cindy passoy a representar o Time de Refugiados, criado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). A primeira vez que o grupo disputou os Jogos Olímpicos foi em 2016, no Rio de Janeiro.

Cindy Ngamba poderá fazer essa conquista ainda maior. Ela disputará a medalha de ouro diante da panamenha Ateyna Bylon, na quinta-feira (8).