
A morte do Papa Francisco ocorreu de forma rápida e tranquila, informou nesta terça-feira (22), através do site oficial, o Vaticano. O pontífice, que tinha 88 anos, faleceu logo após rezar a missa de Páscoa e realizar a última aparição pública, na praça São Pedro.
De acordo com o comunicado, Francisco estava bem e teve uma tarde tranquila, além de ter jantado à noite. Duas horas antes da morte ser decretada – às 5h30min no horário de Brasília -, ele começou a apresentar os primeiros sintomas de um AVC e de uma insuficiência cardíaca.
Francisco ficou bem durante esse período antes de entrar em coma e, ainda segundo o Vaticano, não sofreu. “Foi uma morte discreta, quase repentina, sem longo sofrimento ou alarme público, para um papa que sempre foi muito reservado em relação à sua saúde”, diz o texto publicado no site Vatican News.
Papa Francisco agradeceu assistente antes de morrer
O último contato de Francisco foi com seu assistente pessoal, Massimiliano Strappetti, para quem teria feito um aceno de “tchau” antes de morrer. O papa o teria agradecido por levá-lo à praça um dia antes para celebrar a Páscoa junto aos fiéis.