O Outubro Rosa é o mês de prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero. Sendo assim, é fundamental que a população saiba os direitos que possuidentro do Sistema Único de Saúde (SUS) e, da mesma forma, como fazer para acessá-los após o diagnóstico.
Primeiramente, é importante entender que o SUS oferece todos os tipos de cirurgias como mastectomias, cirurgias conservadoras e reconstrução mamária, além de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e tratamento com anticorpos. E mais: por lei, o paciente com neoplasia maligna tem direito de se submeter ao primeiro tratamento no SUS, no prazo de até 60 dias a partir do dia em que for firmado o diagnóstico em laudo patológico ou em prazo menor, conforme a necessidade terapêutica do caso. O primeiro passo da jornada de tratamento é buscar uma Unidade Básica de Saúde (UBS)
Mamografia pelo SUS é possível
O SUS oferece, também, a mamografia de forma gratuita para a população de todas as idades. Fundamental para a detecção do câncer de mama e para o tratamento da doença, o exame é recomendado para mulheres entre 50 e 69 anos, sem sinais ou sintomas de câncer de mama, a cada dois anos. Para realizá-lo, agende uma consulta médica na unidade básica de saúde (UBS) mais próxima e siga as recomendações.
Exame Papanicolau é importante
Da mesma forma, é possível realizar pelo SUS o exame papanicolau, importante na detecção do câncer de colo de útero. O procedimento é considerada a estratégia mais eficaz para identificar e combater a doença em mulheres entre 25 e 64 anos. Para realizá-lo, agende uma consulta médica na unidade básica de saúde (UBS) mais próxima e siga as recomendações.