Millena Xavier Martins, uma jovem de Juiz de Fora, está entre os 50 indicados ao Global Student Prize, conhecido como o “Nobel Estudantil”. Este prêmio reconhece estudantes que mais impactaram positivamente a aprendizagem, a vida e a sociedade. Organizado anualmente pela Varkey Foundation, em setembro serão revelados os dez finalistas deste prestigioso prêmio internacional.
O vencedor do Global Student Prize recebe um prêmio de US$ 100 mil e tem a oportunidade de discursar em Nova York perante líderes globais. Até agora, todos os vencedores anteriores foram homens, nenhum deles do Brasil.
Millena comentou à Rádio Itatiaia sobre sua indicação: “Esse prêmio destaca estudantes que superaram desafios e impactaram suas comunidades através de projetos sociais. Estou extremamente feliz em ter meu trabalho na área da ciência e educação reconhecido por uma organização de tamanha importância global”.
Aos 15 anos, Millena saiu de casa para estudar no Coluni, em Viçosa (MG), onde concluiu o ensino médio. Ela acumula diversos prêmios e medalhas em competições acadêmicas e foi destacada na lista de jovens prodígios do Brasil pela Forbes na categoria Ciência e Educação. Em agosto, Millena integrará a delegação brasileira na Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial, que será realizada na Bulgária.