O pequeno Lucas, de Brasília (DF), vai ganhar dois presentes incríveis para começar 2024 com a esperança de chegar onde quiser. O menino, que tem paralisia cerebral, ingressará neste ano na escola regular e, para isso, contará com um estimulador de marcha e uma cadeira de rodas, equipamentos fundamentais nessa etapa da vida. Eles foram viabilizados por mais de 200 pessoas que contribuíram com campanha virtual criada pelos pais, Isabela e José.
Hoje com 4 anos, Lucas nasceu sem os sinais vitais, mas teve forças foi reanimado na sequência. O tempo sem oxigenação no cérebro, porém, deixou sequelas que afetaram a parte motora. Por conta disso, o menino não consegue sustentar o tronco, sentar sem apoio, andar e falar.
Apesar das limitações, Luquinhas consegue se comunicar, através de gestos e sons, e movimenta pernas e braços. A família acredita na possibilidade de o garoto caminhar e, desta forma, o menino encara sessões de fisioterapia desde o nascimento. Para acelerar e tornar esse sonho mais possível, os médicos recomendaram a compra de um estimulador de marcha, espécie de andador que permitiria a Lucas ficar em pé, movimentar as pernas e, consequentemente, se locomover quase que de modo independente.
O equipamento é fundamentar para que Lucas realize outro grande sonho: frequentar uma escola. A matrícula já está feita, em uma instituição regular, onde o menino terá acompanhamento de uma monitora. Para que tudo fique mais fácil por lá, além do estimulador de marcha a família precisará comprar uma cadeira de rodas. Juntos, os equipamentos custam R$ 19.500 e foi exatamente essa a meta estipulada pelos pais na campanha virtual criada na última semana.
A vaquinha foi um sucesso e arrecadou R$ 20,2 mil, garantindo ao menino dar os passos necessários para o futuro brilhante que merece. “Foi surpreendente ter a meta alcançada tão rapidamente. Ficamos muito felizes e gratos”, comentou ao Conversa do Bem o pai de Lucas, José Quadrelli. ” Lucas gosta de interagir socialmente, imagino que esteja empolgado com a escola. Nos preocupa somente as novidades: professoras, colegas, estrutura física”, complementa.
Com o valor garantido, a família já fez a compra do estimulador de marcha, vindo dos Estados Unidos. O mesmo deverá ser feito, em breve, com a cadeira de rodas. “Em dinheiro não conseguiremos agradecer, mas o faremos por meio da alegria e desenvolvimento do Luquinhas”, comentou emocionada, nas redes sociais, Isabela Parente, mãe do menino.