Com 15 anos, boa parte das meninas sonha em ganhar uma grande festa que celebre a chegada na adolescência. A gaúcha Emanuelly Rodrigues Pereira tem outros planos. Com um problema que a impede de enxergar desde o nascimento, ela deseja de presente um óculos de inteligência artificial que a permita ver o mundo. Se depender da solidariedade das pessoas, ela vai conseguir. Em menos de quatro dias, mais de 100 pessoas já contribuíram em campanha virtual criada pela família na plataforma Vakinha para viabilizar a compra do equipamento.
Manu nasceu no dia 7 de abril de 2009 com o olho direito exposto e com o diagnóstico de glaucoma congênito, ocasionando a perda da visão dos dois olhos. Um baque que fez com que a família tivesse que juntar forças para que a menina iniciasse o tratamento ainda com 15 dias de vida.
Manu tem, hoje, 14 anos e estuda no sexto ano de uma escola de Arroio Grande (RS). O óculos de inteligência artificial seria fundamental para que ela consiga identificar pessoas, lugares e objetos e, dessa forma, ter uma vida mais independente tanto nos estudos quanto o cotidiano. O valor do produto, entretanto, é hoje um impeditivo para a família. Dessa forma, os pais decidiram criar a campanha virtual com o objetivo de arrecadar R$ 14.900, o suficiente para adquirir o óculos mais recomendado para o caso da garota.
A campanha “Todos pelo Óculos da Manu” está no ar há menos de quatro dias e já arrecadou praticamente R$ 5 mil, mais de um terço da meta. Já foram 133 apoios registrados, deixando a menina cada vez mais próxima de enxergar tudo o que merece – inclusive um futuro de conquistas.