
A união dos brasileiros se provou forte durante a catástrofe climática representada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, em maio. No próximo sábado (15), mais uma página dessa história será escrita com um mutirão de faxinas que irá auxiliar famílias de Porto Alegre que tiveram as casas atingidas pelas inundações. A iniciativa é organizada parceria da plataforma de financiamentos coletivos Vakinha, junto da empresa de produtos de limpeza Ypê, do projeto Meu Lar de Volta e do Grêmio e recebe inscrição de voluntários através do link.
A estimativa é de que 2 mil pessoas se cadastrem para participar do mutirão, que passará por ruas, casas e estabelecimentos comerciais dos bairros Humaitá e Vila Farrapos, dois dos mais afetados pelas enchentes. Os trabalhos começam às 9h e vão até as 17h. O ponto de encontro será na Arena do Grêmio, onde já ocorre a separação e organização dos materiais de limpeza a serem utilizados, além de colchões, cobertores, água mineral e produtos de higiene que serão doados.
“É satisfatório ver toda essa movimentação pelo nosso estado, após termos arrecadado mais 70 milhões pela nossa plataforma, agora que a água baixou, temos mais trabalho a ser feito, a limpeza dessas casas. Esse processo de arrecadação, novas parcerias e patrocinadores, como por exemplo, a Ypê e o Grêmio, me faz ter a certeza de que estamos no caminho certo. Nossa meta é chegar a 2 mil voluntários para a Maior Faxina do Rio Grande do Sul, mas com a ajuda das pessoas a tendência é que esse número aumente ainda mais”, afirma Luiz Felipe Gheller, CEO do Vakinha.
Todo o material que será utilizado na limpeza foi doado pela Ypê, sendo necessário aos voluntários apenas levar disposição e a vontade em ajudar o próximo. Em caso de chuva, o evento será adiado.
Ver essa foto no Instagram
Contribua com a campanha do Meu Lar de Volta
Criado em socorro às pessoas que tiveram as casas atingidas pelas enchentes, o projeto Meu Lar de Volta está espalhado por todo o estado, organizando mutirões de limpezas, com o objetivo de deixar as residências novamente habitáveis. Uma campanha foi criada pelo Instituto Vakinha, para viabilizar recursos ao grupo. Até o momento já foram arrecadados R$ 288 mil e ainda é possível contribuir através do link.
Da mesma forma, o Instituto Vakinha, junto ao comediante Badin e ao programa de rádio Pretinho Básico, criou uma campanha solidária que já arrecadou mais de R$ 70 milhões. O valor já começou a ser destinado aos atingidos pelas inundações, com consultoria Synergia Socioambiental.