Railander Games, a locadora de video games que ganhou repercussão no Brasil por disponibilizar tempo gratuito para crianças carentes se divertirem com os jogos, iniciou no último final de semana uma nova campanha: os pequenos que chegam por lá com atestado de bom desempenho na escola vão jogar gratuitamente. Uma campanha no site Vakinha foi criada par ajudar a custear o local. É possível ajudar pelo link.
Ao Conversa do Bem, o criador da Railander Games, Vicente da Silva, cearense de Francherinha, conta que a primeira versãod a locadora nasceu em 2010. O negócio acabou sucumbindo na esteira natural do setor, que praticamente deixou de existir no Brasil. Em 2023 ele resolveu retomar a ideia, apostando no saudosismo. “Eu quis trazer aquela nostalgia das pessoas que viveram naquela época de 90 até 2010.”
Dessa vez, além do comércio, Vicente resolveu colocar na jogada também a solidariedade e a empatia. Começou a disponibilizar horas gratuitas nos consoles para crianças carentes da cidade. E mesmo para aquelas que pagam, o valor é bastante acessível: R$ 5 a R$10 a hora para jogar em video games como o Playstation 5.
A iniciativa ganhou repercussão nacional e a Railander Games passou a receber doações de todo o Brasil para viabilizar as jogatinas. Entre 30 e 40 horas são disponibilizadas gratuitamente todos os dias, nos horários pós-escola. “O que mais me deixa feliz é ver a alegria das crianças, principalmente dessas que não podem pagar. A cidade aqui é pobre então a grande maioria das crianças não pode pagar”, acrescenta.
Ver essa foto no Instagram
Desde o último domingo, Vicente exige que o jovem faça as tarefas escolares, tenha boas notas e não falte às aulas para ter o acesso gratuito aos consoles da locadora. Uma medida que une a diversão, com o estímulo aos estudos. “Já veio mãe e uma professora me dar os parabéns pela iniciativa. Elas [as crianças] não vão querer perder um dia de aula”, relatou ele nas redes sociais.
Vicente teve, inclusive, uma reunião diretores e professores de escolas estabelecendo regras para a conquista das horas grátis: o aluno terá de apresentar uma declaração do colégio atestando que o desempenho – de notas, tarefas, comportamento e presença – tem sido satisfatório o bastante para merecer jogar.
Ajude a Railander Games
Vicente criou uma campanha no site Vakinha em busca de recursos tanto para melhorar a estrutura da locadora, quanto para patrocinar as horas gratuitas para crianças carentes. É possível contribuir através do link. Também são aceitas contribuições pelo pix 88994567383.