Um jovem talento do nosso esporte precisa da contribuição dos brasileiros. É a pernambucana Mariana Alencar, que com apenas 8 anos é uma joia do xadrez. Classificada para o Mundial de Xadrez por Categoria em Montesilvano, Itália, ela e a família criaram uma campanha no site Vakinha para viabilizar a viagem. É possível contribuir através do link.
A ligação de Mariana com o esportecomeçou quando ela tinha 6 anos. A menina ficou curiosa pelo tabuleiro e pediu ao pai para ensiná-la. A garota demonstrou, desde esse início, facilidade surpreendente com o jogo e com poucos meses de experiência já começou a participar de competições, inclusive subindo ao pódio.
Ver essa foto no Instagram
Mariana se tornou a mais jovem Mestre Nacional Feminino de xadrez e já é campeã brasileira da categoria sub-8 nas modalidades blitz e clássico, vice-campeã na modalidade rápido, campeã pernambucana e campeã da Copa do Brasil de Xadrez Escolar da CBXE. “Mariana é um orgulho para todos. Estamos dispostos a apoiar e incentivar cada vez mais. O xadrez é um esporte lindo que só vem agregando coisas boas ao crescimento dela”, fala ao Conversa do Bem a mãe, Fernanda Alencar.
O próximo passo é representar o Brasil no Mundial de Xadrez por Categoria em Montesilvano, Itália, a ser disputado em novembro. Foi para garantir a presença da pernambucana na competição que a família criou a campanha no Vakinha. Até o momento, 111 pessoas deixaram contribuições, totalizando R$ 8 mil arrecadados, dos R$ 21,5 mil necessários. Um carinho que emociona a família. “Ficamos muito felizes e gratos em saber que não estamos sozinhos nessa missão. Os custos para participar dos torneios é sempre alto, pois envolve inscrições, deslocamentos, aulas e dependendo do lugar também hospedagens”, comenta Fernanda.
Leve Mariana Alencar ao Mundial de Xadrez
Além do mundial, Mariana se prepara para campeonatos estaduais que serão também disputados em 2024. Até lá, ela conta com a contribuição dos brasileiros para realizar o sonho de representar o país através do talento. A campanha está disponível para apoios através do link.