Tiago Juvenal do Santos encontrou uma nova trajetória para superar os desafios da vida. Aos 40 anos de idade, ele alcançou um feito notável ao ser aprovado em segundo lugar no curso de Teatro pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), após participar do pré-vestibular gratuito oferecido pelo programa Universidade para Todos (UPT), através da ação UPT Pop Rua, realizada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC).
Tiago, que anteriormente vivia em situação de rua, compartilhou sua jornada emocionante, destacando o impacto positivo que o programa teve em sua vida.
“Foi através da coordenadora Daciane Andrade, da unidade de Acolhimento Adra II, que fiquei sabendo do programa. Um dia ela veio até a mim e perguntou se eu tinha interesse em participar de um pré-vestibular preparatório, que iria acontecer no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira, para tentar uma vaga na universidade. Na hora, falei que sim. Fui o único do albergue que se interessou. Eu fiz parte da primeira turma montada do Pop Rua”, compartilhou Tiago.
Após sua aprovação, Tiago expressou sua gratidão pela iniciativa e pelas portas que se abriram em sua vida.
“Eu não encontrei essa iniciativa em nenhum dos estados por onde passei e aqui foi o único lugar onde eu pude ir além nos meus estudos. A Bahia é uma universidade para todos e abriu muitas portas para mim. Eu estou muito feliz com a minha aprovação e, para o futuro, pretendo me formar e servir de exemplo para outras pessoas”, disse Tiago.
O UPT Pop Rua surgiu em resposta à demanda do Movimento População de Rua e da Defensoria Pública do Estado. Em 2023, o programa abriu a primeira turma, beneficiando 20 pessoas em situação de rua, em Salvador.