As enchentes no Rio Grande do Sul causaram prejuízos físicos e ambientais difíceis de mensurar. Os afetos, por outro lado, têm estrutura mais difícil de ser destruída e se mantêm de pé. É com o afeto criado há 50 anos com quem utiliza a rodoviária de Porto Alegre que a família da pastelaria Q Pastel conta, para recuperar o espaço. Uma campanha na plataforma Vakinha busca os recursos para a reestruturação.
O restaurante foi criado por três irmãos que vieram do interior para a capital e apostaram na culinária para fazer a vida. Foi comprada de um chinês e vem daí o nome: Q Pastel Antiga Pastelaria Chinesa. Nessas cinco décadas, foi inevitável criar forte vínculo com os frequentadores. “Carregamos histórico de clientes, amores, aventuras e muito sabor. Tem clientes que vão todos os dias. Sei o sabor de muitos de cor. Eles só sentam e eu já sei”, comenta Clecy, uma das proprietárias, junto do marido, Enio.
Ver essa foto no Instagram
Com a enchente, a estrutura física foi totalmente danificada. O piso soltou, as paredes inflaram e utensílios como freezer, refrigerador e insumos ficaram inutilizáveis. É para fazer essa reforma, e também conseguir pagar o salário dos funcionários após tantos dias sem conseguir operar, que a família criou a campanha no Vakinha.
Em dois dias, mais de R$ 8 mil foram arrecadados, em demonstração de carinho com um estabelecimento vivo na memória do porto-alegrense. “Nos sentimos muito amados, pois ao longo desses 50 anos passaram diversas gerações por aqui. Vendemos não somente pastel, mas também nossa massa é reconhecida. Estamos ansiosos para abrir as portas e receber esse carinho virtual também pessoalmente”, reflete Clecy.
Ajude a Q Pastel
A campanha para retomada da Q Pastel tem meta de R$ 50 mil. É possível contribuir através deste link com qualquer valor. A contribuição também pode ser feita pelo pix 4881783@vakinha.com.br.