As inscrições para a Imersão Científica 2025 do programa Futuras Cientistas foram prorrogadas até o dia 16 de setembro. O projeto, promovido pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tem como objetivo democratizar o acesso à ciência e tecnologia para alunas e professoras da rede pública de todo o Brasil. Clique aqui para se inscrever.
Futuras cientistas: oportunidade ampliada e aumento no auxílio financeiro
Além do novo prazo, o programa também aumentou o auxílio financeiro das participantes para R$ 600, valor oferecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Anteriormente, o valor era de R$ 483. Segundo Giovanna Machado, diretora do CETENE e idealizadora do programa, o foco é garantir que mais jovens e educadoras tenham a chance de vivenciar a experiência da imersão científica.
Quem pode participar?
Nesta edição, estão sendo oferecidas 470 vagas para alunas do 2º ano do Ensino Médio e professoras de escolas públicas estaduais. As vagas estão distribuídas da seguinte forma:
- 160 vagas para alunas de escolas regulares
- 160 vagas para alunas de escolas de tempo integral, semi-integral ou ensino técnico
- 150 vagas para professoras
Além disso, 10% das vagas são reservadas para pessoas com deficiência, pretas, pardas, indígenas, trans e travestis, reforçando o compromisso com a diversidade e inclusão.
O que é a Imersão Científica?
A Imersão Científica começa no dia 4 de janeiro de 2025 e inclui uma série de atividades como:
- Mentorias
- Preparação para o ENEM
- Estágio supervisionado
O programa, criado em 2012, tem como meta incentivar a participação de meninas e mulheres nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Durante a imersão, as participantes têm a oportunidade de vivenciar a rotina de uma cientista e se aproximar da prática científica em um ambiente de pesquisa.
Como se inscrever?
Alunas e professoras interessadas podem fazer sua inscrição no site oficial do programa Futuras Cientistas até o dia 16 de setembro.