A luta da família de Rejane de Ávila Mendes virou a de centenas de pessoas no Brasil. Em busca de uma cirurgia primordial para a saúde da mãe, os filhos dela, Thalita, Brenda e Davi, criaram uma campanha virtual com o objetivo de arrecadar R$ 35 mil. Em pouco mais de uma semana no ar, a ação já arrecadou R$ 23,4 mil, através de mais de 200 apoios.
Rejane luta com um câncer, que iniciou na mama, desde que tinha 34 anos. Atualmente, a batalha é contra metástases pulmonares e ósseas. O tratamento seguia o curso natural, até o dia em que ela acordou com fortes dores na coluna que a impossibilitavam, inclusive, de botar os pés no chão. Já no hospital, ela recebeu o diagnóstico de aumento na lesão de uma vértebra.
De acordo com a equipe médica, Rejane precisa fazer uma cirurgia, sob o risco de não conseguir mais andar. O procedimento se chama vertebroplastia e não é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em São José do Rio Preto, onde a família mora. Foi por isso que as filhas decidiram pela criação da campanha, que também busca custear exames pós-operatórios.
Ainda que o momento seja conturbado, Thalita, uma das filhas de Rejane, faz questão de destacar como a luta da mãe tem sido um exemplo. “Amar a vida, enfrentar as dificuldades, não desistir, ser forte, lutar por quem a gente ama, chorar quando necessário, mas se reerguer no outro dia. Nos ensina sobre milhares de princípios, que não caberia só em palavras.”
Da mesma forma, o sucesso da campanha até aqui traz ensinamentos para a jovem. “Fez a gente ver como é importante sermos solidários e ajudarmos uns aos outros, tem sido uma grande corrente, de amigos, colegas, não amigos, amigos de amigos, família e até mesmo pessoas que nem conhecemos e tem nos ajudado, não só com doação mas com orações, com pensamentos positivos. A maior contribuição que podemos ter é amarmos uns aos outros, se solidarizar, estender a mão, a vida retribui, o bem com o bem”, reflete.
A ideia dos filhos é que a história de Rejane, que luta contra o câncer há dez anos, seja, também, inspiração para outras pessoas que passam pelo mesmo problema. “O caso dela pode ajudar e incentivar os outros a a se cuidar”, finaliza Thalita.