O que você procura?

Evento marca encerramento de campanha que arrecadou quase R$ 80 milhões durante enchente no RS

Em um encontro que combinou histórias de superação, compromisso e generosidade, foi marcado o encerramento de A Maior Campanha Solidária do RS”. A jornada que começou com a meta de arrecadar dois milhões de reais atingiu a marca de mais de R$ 79 milhões, mostrando que, quando a comunidade se une, são muitos os desafios que podem ser superados.
“Quando a gente abriu a campanha, achamos que a arrecadação seria de três ou quatro milhões de reais. Quando passa de dez milhões, não é fácil repassar as doações. E nós entendemos a responsabilidade e sempre com muita transparência no processo, inclusive por isso fizemos questão de fazer este evento de prestação de contas”, reforçou Luiz Felipe Gheller, fundador e CEO do Vakinha.

O encontro reuniu importantes figuras envolvidas na campanha, como Luiz Felipe Gheller (CEO do Instituto Vakinha) e o humorista Badin (o Colono), um dos promotores oficiais da causa. Os debates e painéis realizados durante a noite abordaram desde os bastidores da campanha até os desafios enfrentados pelas equipes de resgate e as
perspectivas de reconstrução do estado. “Será que o Vakinha é confiável? É!”. Foi assim que Eduardo Christ, o Badin, pontuou uma das perguntas que muita gente faz antes de doar. “Tem projetos incríveis aqui e nós fomos a ponte para que o dinheiro chegasse nas pessoas”, completou.

Entre os destaques, o debate Bastidores da Maior Vaquinha Solidária do RS proporcionou ao público uma visão aprofundada sobre os desafios e a logística por trás da maior arrecadação da história da plataforma Vakinha.O resumo da noite veio na fala de Cristian Cavalheiro, da ONG Recomeça RS: “Valeu a pena. Eu faria tudo de novo. Todos aqui fariam tudo novo”, disse ao agradecer também o empenho da equipe formada por mais de 40 colaboradores que trabalhou intensamente durante o período.

Prestação de contas da campanha

Os números da campanha foram atualizados durante o evento. Até o momento, R$ 57 milhões foram repassados. Medidas emergências (32%), habitação (22%) e saúde (12%) foram as áreas com maior número de repasses. Outros R$10 milhões têm destinos definidos para educação, reestruturação econômica, assistência social e saúde. No total, 95 cidades receberam verbas diretamente através de doações viabilizadas pelo Vakinha durante a campanha.
O plano de doação foi construído junto à consultoria socioambiental Synergia especialista na área de planejamento e gerenciamento de reparações em desastres ambientais que atuou na recuperação ambiental e social após o rompimento de barragens nas cidades de Mariana, em 2015, e Brumadinho, em 2019, em Minas Gerais.

Mini-documentário registra trajetória da campanha durante enchente

Durante o evento, foi apresentado o mini-documentário sobre a Maior Vaquinha da História do RS. O filme registra a trajetória da campanha, desde sua concepção até a aplicação das doações nas áreas afetadas pelas enchentes. Com relatos dos envolvidos e imagens do processo de arrecadação e distribuição, o documentário oferece um panorama sobre o impacto da campanha no Rio Grande do Sul.