Um grupo de estudantes do Distrito Federal conquistou destaque ao criar, como projeto de conclusão do Curso Técnico em Eletrônica da Escola Técnica de Brasília, uma cadeira de rodas motorizada que alia acessibilidade, praticidade e baixo custo. O produto, resultado de meses de dedicação e inovação, visa atender às necessidades específicas de cadeirantes, oferecendo mobilidade com eficiência e economia.
A iniciativa surgiu da preocupação com a dificuldade de acesso a cadeiras de rodas motorizadas no mercado, cujos custos podem atingir a marca de 20 mil reais. O grupo de estudantes, composto por Pedro Carneiro, Laio Eduardo, Guilherme Barros, Antônio José e Johnatan Soares, decidiu enfrentar esse desafio ao criar uma cadeira motorizada avaliada em R$ 3,8 mil reais.
Ver essa foto no Instagram
A concepção da cadeira de rodas low cost começou em setembro de 2023, com a equipe dedicando-se ao projeto de outubro a dezembro do mesmo ano. O grupo utilizou um motor de skate elétrico, pneus de bicicleta off-road, uma cadeira de rodas convencional doada, um joystick de Nintendo e uma placa de comando de hoverboard para criar o protótipo inovador. A bateria, produzida pelos estudantes, é feita de lítio, um material mais leve em comparação ao cobre usado em versões tradicionais, e possui autonomia de 24 horas.
A cadeira de rodas motorizada é capaz de suportar até 120 kg e atingir uma velocidade máxima de 40 km/h, com a opção de ajuste para 15 km/h, garantindo segurança e adaptabilidade. Além disso, o produto é dobrável e leve, enfatizando o objetivo de torná-lo portátil para facilitar o transporte.
O próximo passo do grupo é deixar a cadeira ainda mais acessível. Nesse sentido, pretendem criar um kit para motorizar qualquer cadeira. Para isso, os estudantes buscam investidores para tornar os planos realidade.