Quando tudo passar, terá virado literatura. É assim que a escritora Duda Razzera luta contra um câncer de ovário, enfrentado com duas cirurgias bem-sucedidas. Para evitar que a doença se espalhe a outros órgãos, ela precisa passar por sessões de quimioterapia preventiva. Como o valor do procedimento é elevado, ela recorre à solidariedade, em uma campanha no site Vakinha. Em dois dias, já foram arrecadados mais de R$ 17 mil. Ainda é possível contribuir.
Duda Razzera é uma escritora brasileira que lançou em 2014 o primeiro livro da carreira, “Cartas apra você”. Depois disso, não parou mais de escrever e apresentou outros escritos como “Em mil pedaços”, “O destino escolheu você” e “Além da superfície.
Na vida pessoal, Duda passa por um drama ao enfrentar um câncer de ovário. Ela já passou por duas cirurgias, consideradas bem-sucedidas, e a força que possui para encarar a doença de frente tem sido inspiradora. “A Duda é uma guerreira desde primeiro ano de vida quando ela sobreviveu a um acidente de carro. Nestes dez anos juntos, já superamos tantos obstáculos, que nos motiva e nos dá muita fé e confiança que venceremos mais essa luta”, comenta o marido da escritora, Wesley Razzera. “Todo desafio que a Duda passa na vida, em algum momento, ela traduz isso em palavras e impacta muito as pessoas. O seu livro cartas para você é um exemplo disso. Depois do falecimento do pai, no processo de luto, ela criou a história da Georgia e como seria até chegar a aceitação, que é a ultima fase do luto”, acrescenta.
Ver essa foto no Instagram
Ainda que as cirurgias tenham funcionado, Duda precisará ainda passar por seis sessões de quimioterapia preventiva, para evitar que novas células cancerígenas se espalhem pelo corpo. O procedimento tem custo elevado, mas ela e Wesley têm contado com a solidariedade de amigos, familiares e fãs da escritora para bancá-lo. Em campanha criada por eles no site Vakinha, já foram arrecadados mais de R$ 17 mil, através de 133 apoios.
“Em um momento de tanta vulnerabilidade e incertezas, me deixa muito emocionada e com o coração quentinho saber que tanta gente está me apoiando nesse momento. Pessoas próximas demonstrando o apoio, mas também pessoas que não me conhecem ou que não são tão próximas e essa demonstração me deixa mais forte e confiante no meu tratamento”, comenta Duda, com exclusividade ao Conversa do Bem.
A escritora adianta que os próximos planos são justamente passar por meio da literatura os ensinamentos e emoções que transbordaram nessa árdua batalha contra o câncer. Uma jornada dura, mas que ela entende também como enriquecedora. “Com certeza, minhas protagonistas irão ser cada vez mais reais, com desafios e lutas reais. Afinal, meu objetivo como escritora é sempre fazer com que minhas leitoras se identifiquem com as vivências descritas em minhas histórias.”