O que você procura?

Equipe da UFMG representará o Brasil no Torneio Internacional de Física

Anna Luisa Lemos, Felipe Kalil, Giovanna Fernandes, Maressa Sampaio, Pietra Zanni e Renan Alvim são os estudantes da graduação em Física da UFMG que representarão o Brasil no  Torneio Internacional de Física (IPT) , que será realizado em abril de 2024, na Suíça . A equipe, orientada pelos professores Maria Carolina Aguiar e Ubirajara Batista, do Departamento de Física do ICEx, venceu a seletiva nacional, o torneio BPT, disputado neste mês. Uma campanha, no site Vakinha, foi lançada para juntar recursos para a viagem e já arrecadou R$ 12,9 mil.

A competição nacional foi sediada na Universidade Federal do ABC (UFABC) e reuniu participantes de outras três instituições: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Essa é a terceira participação da UFMG no torneio e sua primeira vitória. A Universidade ficou em segundo lugar nas duas edições anteriores.

O torneio nacional, conhecido por Torneio Brasileiro de Físicos (BPT), é organizado nos moldes da versão internacional. São quatro batalhas, chamadas de Fights, e uma final. Cada equipe apresenta e defende seu problema em 10 minutos. A UFMG conquistou 223,15 pontos, seguida da anfitriã, a UFABC, com 215,03, e da Unicamp, com 213,63.

“O torneio brasileiro é bem recente, está apenas na sua sexta edição. Alguns países, como França, Ucrânia e Rússia, têm mais tradição no IPT. Aqui, estamos tentando crescer, trazendo mais equipes para o torneio nacional”, conta Maria Carolina, que, junto com Ubirajara, criou uma disciplina de preparação para os torneios, intitulada Aprendendo física enfrentando problemas abertos. Na sua quinta oferta, a disciplina teve 20 alunos matriculados neste semestre, e seis foram escolhidos pela turma para representar os torneios.