Inspiração para muita gente, Tuire Kayapó, liderança da Terra Indigena Las Casas é uma presença necessária na luta dos povos originários brasileiros. Ela atualmente enfrenta um câncer e uma campanha foi criada, na plataforma Vakinha, para ajudá-la a bancar o tratamento e, consequentemente, seguir batalhando pelos direitos do seu povo.
Tuire, atualmente com 54 anos, ficou conhecida durante resistência contra a instalação da Usina de Belo Monte, em 1989, no Pará. Naquele momento, se transformou em um dos principais nomes da busca por direitos dos povos originários brasileiros, um verdadeiro exemplo de perseverança.
Atualmente, Tuire luta contra um câncer de colo de útero. Ela já passou por quimioterapia e braquiterapia e, atualmente, aguarda uma cirurgia. Por estar debilitada, ela também sofre pelo afastamento de sua aldeia, na cidade paraense de Redenção.
Campanha para Tuire Kayapó já tem mais de 200 apoios
Tuire ainda não está aposentada e sobrevive do trabalho na roça, atividade que não consegue desempenhar atualmente em virtude da doença. Amigos e colegas de luta criaram a campanha para que ela possa bancar os tratamentos e os deslocamentos necessários, além de alugar uma casa mais perto dos serviços de saúde que precisa acessar.
Em 9 dias, já foram arrecadados R$ 26 mil, através de 232 apoios. Caso a meta de R$ 150 mil seja ultrapassada, o valor excedente será encaminhado para apoiar ações de saúde entre as mulheres Kayapó do sul do Pará.