O que você procura?

Enfrentando câncer, mulher com sonho de engravidar arrecada em 2 dias valor para congelar óvulos

Porque sonhos não envelhecem, Lilian e Emerson poderão seguir nutrindo a expectativa de terem um filho quando a turbulência passar. Ela foi recentemente diagnosticada com câncer de mama e o tratamento, urgente, pode causar infertilidade. Por isso, será necessário congelar óvulos para serem utilizados após a cura. O valor para o procedimento é alto, mas ela contou com o apoio de mais de 200 pessoas para alcançá-lo em menos de dois dias, em uma campanha na plataforma Vakinha.

Vinda de uma família grande, Lilian conviveu sempre com várias mães no decorrer da vida. Entre elas a própria mãe, uma mulher que ela define como “extraordinária” e um espelho. “Me ensinou, me educou, desde meus 11 anos ela foi mãe solo, sempre presente. Cresci passando férias na casa das minhas avós e tias, todas mães.”

Diante de tanto amor, foi natural que florescesse, também nela, o desejo em ter um filho, passar pelas dores e delícias de criar uma criança. “Sou formada em estética e cosméticos e meu lema sempre foi cuidade além da saúde. Sempre cuidei de muitas mães, ouvindo relatos delas bons, ruins, engraçados e às vezes tristes. Deus sempre tocava o meu coração e me mostrava o que dizer a elas. A materrnidade é um sonho para muitas mulheres e eu sou uma das muitas”, conta, destacando que o sonho sempre se estendeu ao marido, Emerson Maciel.

congelamento de óvulos

Lilian Joseane ficou entre o drama e o sonho

Em outubro de 2023, porém, o casal sofreu um baque. Lilian foi diagnosticada com câncer de mama e, não bastasse o drama natural da doença, havia o risco de o tratamento, que envolve a retirada das mamas, reconstrução imediata, quimioterapia e uso de hormônios, causar infertilidade. A saída foi investir no congelamento de óvulos, para serem utilizados após a cura do tumor.

O prazo, porém, era apertado. Lilian precisaria realizar o procedimento antes da cirurgia de retirada das mamas, marcada para o dia 29 de junho. Ela e Emerson, então recorreram à solidariedade dos seus para arrecadar R$ 17 mil antes do prazo e viabilizar o sonho. O pedido foi prontamente atentido e, em menos de 48h, o valor foi atingido.

O casal contou com o apoio de 220 apoiadores apenas na campanha no Vakinha, além de contribuições feitas de forma direta. Um carinho que emociona Lilian e a faz refletir. “Abrir a campanha foi um momento difícil, pois eu não queria expor o que está acontecendo na minha vida. Mas foi preciso. O tratamento é algo que não cabe no meu orçamento. Nossas famílias, amigos, pessoas que estudaram comigo, pacientes, gente que eu nem conheço, todo mundo compartilhou. É uma alegria enorme ver tanta gente se mobilizando, estou em êxtase de tanta felicidade.

Com o congelamento de óvulos assegurado, Lilian e Emerson podem vislumbrar, agora, novas diversas felicidades. Em forma de um primeiro sorriso, uma primeira palavra, uma declaração de amor. Os desafios também não cessarão, isso é certo. Mas também servirão de semente para outras tantas alegrias.