O que você procura?

ENEM: Escola pública de Belém (PA) se destaca com mais de 70 redações com nota superior a 900

Principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, o ENEM traz consigo, anualmente, grandes histórias. Em 2023, uma dela representou ao mesmo tempo várias. É a da Escola Estadual Albanizia de Oliveira Lima, em Belém (PA), onde dezenas de alunos comemorarão as altas notas recebidas na redação. O vídeo em que os estudantes ostentam as notas viralizou nas redes sociais, como umn conteúdo inspirador.

As fotos e vídeos repercutindo os resultados da prova já são uma tradição no formato “escadinha” na escola. E, ano após ano, o número de alunos presentes nas imagens aumenta. Em 2024, foram mais de 200 redações por lá com nota superior a 700 e mais de 70 recebendo resultados acima dos 900.

O sucesso não é fruto do acaso, mas da aposta em projeto criado há oito anos pela professora Ione Franco. “Construindo e reconstruindo textos” se baseia na técnica de reescrever a redação por diversas vezes, sempre buscando encontrar detalhes que podem ser melhorados.

 “Eu trabalho um método intenso de introdução, desenvolvimento, conclusão, proposta de intervenção. São muitos repertórios para que eles possam treinar também. O treinamento é intenso, construir e reconstruir muitas e muitas vezes um texto, sem estar necessariamente preocupado com nota mil. Todos os repertórios, elementos coesivos são todos importantes e terem aquele pensamento crítico, prepará-los para isso, para conhecer o que de fato a sociedade enfrenta, como que eles devem olhar, como eles devem pensar, como eles devem refletir e assim aplicar dentro do texto”, explicou a professora à Agência Pará


Com uma potente nota 960 na redação, Erick Henrique foi um dos principais destaques da campanha da escola na prova. Ao Conversa do Bem, ele conta que o momento da descoberta do resultado foi de imensa apreensão. “Estava nervoso por não conseguir acessar o site. Porém, quando vi a nota da redação, fiquei bem surpreso e feliz.” Erick adianta que pretende cursar medicina, por considerar o curso uma ótima área para seguir, visando a conquista de estabilidade financeira.

Feliz com o resultado e possibilidade de vislumbrar um futuro de ainda mais conquistas, o jovem tem um agradecimento especial a fazer: à professora Ione Franco. “Foi o ponto-chave para eu garantir uma boa nota. Sua metodologia de ensino se baseia na praticidade, uma vez que construímos e reconstruímos nossos textos para conseguir desenvolver uma excelente redação.”