O que você procura?

Doadora de medula surge durante casamento de mulher que salvou e a emociona

No último sábado (24), uma emocionante cerimônia de renovação de votos entre Stephanie Funari Amaral Gusmão de Faria e seu esposo Marcos Tadeu Fernandes de Faria, marcou um encontro que transcendeu fronteiras e vínculos de solidariedade. O evento, realizado em Presidente Prudente, ganhou um toque especial com a presença da pedagoga Miréia Xavier,  doadora de medula óssea que salvou a vida de Stephanie.

Stephanie, auxiliar administrativa da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), viu sua vida mudar drasticamente quando foi diagnosticada com leucemia em 2022. Seu casamento com Marcos Tadeu, planejado para 2021, teve que ser adiado devido à pandemia, e novamente postergado devido ao diagnóstico de sua doença. O longo processo de tratamento incluiu uma batalha contra a leucemia e uma luta contra a Covid-19, que quase lhe tirou a vida, mas que acabou sendo o prelúdio para o transplante de medula óssea que a salvou em outubro de 2022.

O encontro entre Stephanie e Miréia foi uma surpresa emocionante para ambas as partes. Miréia, que reside em Lajeado (RS), viajou mais de 1.100 quilômetros para estar presente na cerimônia, organizada pelas cerimonialistas Dani Baruta e Dani Bratfisch. “O sentimento na hora, eu não sei explicar, tanto que só falei: ‘você salvou minha vida’. Era meu sonho conhecê-la”, lembra Stephanie sobre o momento emocionante.

Doadora foi mantida em sigilo

A identidade da doadora geralmente é mantida em sigilo até dois anos após o transplante, mas graças ao contato de Marcos Tadeu com o Redome (Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea), o encontro entre Stephanie e Miréia foi possível antes do previsto. A surpresa deixou Stephanie em êxtase, e ela expressou seu desejo de manter contato com Miréia pelo resto de sua vida.

Miréia, que estava cadastrada no Redome desde 2013, sempre foi uma defensora da doação de sangue e medula óssea. Seu gesto altruístico salvou a vida de Stephanie, e ela encoraja a todos a seguirem seu exemplo. “Doe, pois, desta forma, você estará salvando uma vida. É uma felicidade enorme e muito gratificante. São muitas pessoas à espera de um doador”, destaca Miréia.