O que você procura?

Destaque do basquete, jovem cria campanha para financiar ida para experiência nos EUA

Oklahoma tem, hoje, um dos melhores times da NBA, a liga de basquete dos Estados Unidos: o Oklahoma City Thunder, que, protagonizado por Shai Gilgeous-Alexander, lidera a conferência oeste. É para lá que o jovem brasileiro Dérick Mesquita pretende ir, em junho, para um torneio de verão. Para chegar lá, porém, ele conta com a solidariedade de quem se identificar com a história. O atleta precisa de R$ 25 mil, em uma campanha no site Vakinha, para conseguir viajar – clique aqui para ajudá-lo.

Dérick começou a jogar basquete muito cedo, por influência da mãe, Amanda Serafim, também praticante do esporte. O objetivo de se tornar jogador profissional existe desde os 9 anos, quando ele passou a fazer parte dos treinos coletivos do Colégio Salesiano, em Itajaí (SC). “Treino todos os dias, faço treinos extras, vejo vídeos, treino a parte física. O Basquete faz com que eu teste meus limites e me conheça cada vez mais. É na quadra que eu me sinto feliz“, observa, ao Conversa do Bem, destacando também as amizades que a modalidade o proporcionou cultivar.

Nessa trajetória, o garoto já acumula conquistas significativas como o título dos Jogos Escolares de Itajaí e o 6º lugar no ranking de cestinhas da Federação Catarinense sub-12. No campeonato estadual sub-12, inclusive, Dérick teve média de 25 pontos e, em uma partida, chegou a fazer 39 pontos tendo jogado apenas dois quartos.

E esse é só o começo. Como todo jovem que sonha em levar a bola laranja como profissão, Dérick tem a ambição de experienciar o esporte nos Estados Unidos, país onde o basquete tem a principal liga do mundo, os melhores jogadores e, por consequência, as melhores oportunidades e estruturas para desenvolvimento.

Dérick quer participar de acampamento de basquete

O próximo passo é a inscrição em um Basketball Camp, um acampamento esportivo promovido pela Fedas Academy em Tulsa (EUA). “Essa oportunidade é uma porta aberta para uma bolsa de estudos no Hill School que é onde a maioria dos jogadores iniciam seus treinamentos mais intensos. Ir jogar nesse torneio em Oklahoma será uma porta de entrada para vários técnicos conhecerem o meu jogo e o meu potencial em quadra”, explica ele, que pretende também servir de exemplo para outros jovens brasileiros.

O acampamento ocorrerá entre 24 de junho e 8 de julho de 2025 e, para estar lá, Dérick precisa arrecadar R$ 25 mil. É possível contribuir para essa jogada real a partir do link ou da chave pix 5276563@vakinha.com.br