Foi o esporte a ferramenta que a Academia de Futebol Feminino no ABC (ACAFF) se apropriou para transformar as vidas de meninas e mulheres de São Bernardo do Campo (SP) há 15 anos. Ele é a semente que, lá na frente, germina em forma de empoderamento, cidadania e consciência social. Para seguir o trabalho, o projeto busca apoiadores. Uma das formas de ajudar é através da campanha criada recentemente na plataforma Vakinha para a compra de materiais para os treinos.
O projeto nasceu da necessidade que um grupo de meninas tinha de encontrar um local para treinar. Em 2015, encontraram em Isaque Guimarães um aliado. Apaixonado pelo futebol feminino, ele idealizou a ACAFF com o propósito de oportunizar a mulheres e meninas a estrutura necessária para a prática do esporte, sempre com o viés do empoderamento, da igualdade e do respeito. “A ideia do projeto é formar mulheres empoderadas, formadoras de opinião e de posicionamento. Fazer com que elas entendam que elas podem ser e estar onde quiserem”, define.
Ver essa foto no Instagram
Em 9 anos, já passaram pela ACAFF mais de 1.500 meninas. Atualmente, são 600 participantes que, além do futebol, desenvolvem habilidades voltadas a outros esportes, como o futevôlei e o tênis, e de outras áreas, como fotografia, produção de vídeos, nutrição, fisioterapia e comunicação. As alunas respondem a uma metodologia própria do projeto e são divididas por idades que vão desde os 5 até os 21 anos ou mais.
No último ano, as equipes da academia colecionaram conquistas como a Copa São Bernardo Sub-23, a Ibercup – Série Prata Sub-14, a Copa São Bernardo Kids nas categorias sub-14 e sub-17.
Para a sequência de 2024, o foco da ACAFF é conquistar um espaço próprio e, dessa forma, conseguir atender ainda mais meninas e proporcionar outras vivências para além do esporte. Estão nos planos, por exemplo, projetos voltados à assistência à mulher e ao empreendedorismo feminino, entre outros. “Com a sede própria também buscamos a autossustentabilidade”, conclui Guimarães. Hoje, a academia conta com o auxílio da prefeitura de São Bernardo do Campo e sobrevive com a ajuda de voluntários e doações de pais e atletas.
Você pode ajudar a ACAFF
Antes da sede própria, a ACAFF precisa de ajudar para manter as atividades no dia-a-dia. Nesse sentido, é possível contribuir para a compra de novos materiais para os treinos. O projeto criou uma campanha na plataforma Vakinha para arrecadar R$ 5 mil. Criada no dia 1º de abril, a campanha já arrecadou R$ 1 mil, através de 27 apoios.