O que você procura?

Dê uma chance: Voluntárias já resgataram mais de 360 gatos das ruas no Rio Grande do Sul

Gatinhos são animais companheiros, amorosos e afáveis – basta tê-los por perto para perceber. Com o objetivo de estimular a adoção, tanto de filhotes quanto de adultos resgatados das ruas, um grupo de voluntárias de Porto Alegre criou em 2020 o projeto Dê Uma Chance. Desde então, mais de 360 gatos já tiveram a vida salva e ganharam um novo lar através do trabalho.

A iniciativa nasceu durante a pandemia de Covid-19, após pedido de ajuda em uma rede social. Na ocasião, o grupo se deparou com dezenas de gatos em situação de vulnerabilidade, agravada pelo contexto do momento, e precisou agir com mutirões de castração e acolhimento. Dois anos depois, já são 13 voluntárias que dedicam tempo e amor para dar perspectiva de futuro aos animaizinhos.

Entre os casos mais emblemáticos dessa trajetória, a fundadora do Dê uma Chance, Lisie Minuzzo, destaca a história de Molly, uma gatinha que havia sido definida como macho por um veterinário que, ainda, a deu indicação de eutanásia. No projeto, identificou-se que se tratava de uma fêmea prenha, iniciando aí uma luta para a salvar junto aos filhotes. “Tivemos diversos casos de abandono de gatos filhotes recém nascidos. Felizmente a maioria com finais felizes”, comenta.

Lisie acrescenta que, para ela, o mais gratificante de participar do Dê uma Chance é poder fazer a diferença na vida dos gatinhos, oferecendo a eles conforto, segurança e dignidade. E recomenda: “Adotar um gatinho traz uma série de benefícios. Esses companheiros oferecem não apenas lealdade, mas também ajudam a reduzir o estresse através de sua interação carinhosa. A presença de um gato pode diminuir a solidão, proporcionando uma companhia constante e afetuosa.”

No site do Dê Uma Chance, é possível conferir fotos e características de 19 gatinhos que estão momentaneamente para adoção. É lá que você encontra, também, as formas de ajudar financeiramente o projeto a seguir em frente.