O que você procura?

Cultura que transforma, hip hop ganha museu em Porto Alegre

No ano em que o hip hop completa 50 anos, o Brasil ganhou o primeiro museu da América Latina voltado a essa cultura, enfatizando todo o potencial transformador que ela possui. O espaço, localizado em Porto Alegre, foi inaugurado no último domingo (10).

A idealização do Museu do Hip Hop RS é da Associação da Cultura Hip Hop, cuja atuação se destaca por utilizar a arte na promoção de direitos humanos e na redução da violência e do trabalho infantil na capital gaúcha. Trata-se de resultado de uma luta que perdurou por 4 anos. 

A expectativa é de que passem por lá, em média, 30 mil visitantes por ano. O museu possui aproximadamente 10 mil itens de acervo físico e digital sobre a história do movimento dentro do Rio Grande do Sul. O prédio, localizado  na rua Parque dos Nativos, 545, bairro Vila Ipiranga, conta 4 mil m². Foram construídas salas expositivas, ateliê de oficinas, quadra poliesportiva, café, loja, estufa agroecológica e biblioteca. 

 

Museu do Hip Hop RS é uma conquista

Pelas redes sociais, o rapper Rafuagi, coordenador do espaço, celebrou a conquista. “Alcançamos um espaço de excelência e aquilombamento em Porto Alegre para preservar a história, a memória e o patrimônio de 40 anos do Hip Hop no Rio Grande do Sul.”

O espaço onde funcionará o Museu do Hip Hop RS foi cedido pela Prefeitura de Porto Alegre. Ele passou por reformas bancadas pela própria Associação da Cultura Hip Hop, com recursos conquistados através de parcerias com os Governos do Estado e Federal, por meio do Ministério da Cultura, Nubank e Petrobras Cultural.