As chuvas da última semana deixaram 25 mil pessoas desalojadas e 3.351 pessoas desabrigadas, no Rio Grande do Sul. Os eventos climáticos tiveram reflexos, também, nos estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Sete pessoas morreram – quatro no RS, três em SC. A situação, grave, fez eclodir uma corrente inteira de solidariedade – e ainda é possível contribuir.
Defesa Civil distribui cestas básicas
A Defesa Civil é um dos órgãos que trabalham na linha de frente no auxílio aos atingidos pelas enchentes. No Rio Grande do Sul, o endereço para entrega de mantimentos é o Centro Administrativo Fernando Ferrari, na avenida Borges de Medeiros, 1501. O telefone para contato é o (51) 3288-6781. Já em Santa Catarina,
SOS Enchentes
Para centralizar campanhas em prol dos atingidos pelas enchentes, a plataforma Vakinha criou a causa Movimento SOS Enchentes, dentro do Instituto Vakinha. Através do site, é possível contribuir com dezenas de financiamentos coletivos com o mesmo objetivo: amenizar impactos e trazer normalidade à vida das vítimas.
O Movimento SOS Enchentes, desde o início do ano, já arrecadou mais de R$ 10 milhões em doações para as populações atingidas pelas chuvas em todo o Brasil. O valor foi distribuído em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Acre e Rio Grande do Sul. É possível, também, doar diretamente para a vaquinha do SOS Enchentes.
Uma das campanhas criadas nos últimos dias surgiu por iniciativa de Juliana Volpato, para auxiliar moradores da Vila Bressan, em Pinheiro Preto (SC). No local, foram 14 casas alagadas, além de 3 estabelecimentos comerciais. Dezenas de moradores perderam todos os pertences, memórias e tiveram a locomoção para o trabalho comprometida. A estimativa é de que até 500 pessoas, direta ou indiretamente, tenham sofrido com a enchente na região.
Em cinco dias de campanha, a meta de arrecadação de R$ 25 mil já foi batida, com a ajuda de 256 apoiadores. Uma bonita resposta da solidariedade à tragédia. “Foi muito gratificante ver a união das pessoas em tão pouco tempo. Fiquei feliz em poder, através deste gesto simples, ajudar as pessoas atingidas”, comenta Juliana.
PIX
Ainda mais fácil, é possível utilizar o mecanismo PIX para contribuir. As doações para o SOS Enchentes estão sendo feitas através da chave enchentes@vakinha.com.br