O que você procura?

Concurso Nacional encerra inscrições na sexta; veja como se inscrever

Com o prazo de inscrição se encerrando nesta sexta-feira (9), o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) está na reta final, oferecendo uma oportunidade sem precedentes para mais de 1,5 milhão de candidatos em todo o Brasil. Esta iniciativa inovadora do governo federal permite aos participantes concorrerem a múltiplos cargos em diversos órgãos, tudo com uma única taxa. As inscrições são feitas pelo site da Cesgranrio.

O CPNU, organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), disponibiliza um total de 6.640 vagas distribuídas entre 21 órgãos federais. Um dos diferenciais deste concurso é a possibilidade de os candidatos concorrerem a mais de um cargo, em diferentes órgãos, por ordem de preferência, mediante o pagamento de taxas de inscrição acessíveis, R$ 90 para ensino superior e R$ 60 para nível médio.

Concurso Nacional terá isenção de taxa

Uma estatística notável é que mais de 90% dos pedidos de isenção das taxas de inscrição foram aceitos, beneficiando mais de 600 mil candidatos. Essa isenção é destinada a pessoas cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico), bolsistas do ProUni, financiados pelo Fies e doadores de medula óssea.

Outra característica marcante deste processo seletivo é a ampla abrangência geográfica das provas, que serão aplicadas em 220 municípios brasileiros, cobrindo todos os estados e o Distrito Federal. Os candidatos poderão conferir os detalhes finais de suas inscrições em 29 de fevereiro, e em 29 de abril será disponibilizado o local de realização das provas.

Os resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação serão divulgados em 3 de junho, enquanto a classificação final dos aprovados está prevista para 30 de julho.