O que você procura?

Comunicação Antirracista: jornalistas negras lançam dois guias de prática nesta semana

Nos últimos dias, duas publicações importantes surgiram como ferramentas essenciais no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial. Com estratégias práticas para comunicação inclusiva e justiça digital, essas obras são fundamentais para quem busca se engajar na causa antirracista.

“Comunicação Antirracista”: Guia Prático para uma Interlocução Inclusiva

A jornalista baiana Midiã Noelle acaba de lançar o livro “Comunicação Antirracista: um guia para se comunicar com todas as pessoas, em todos os lugares” (Editora Planeta). A obra oferece ferramentas para aprimorar discursos e comportamentos, evitando a reprodução de estereótipos e desigualdades raciais.

Segundo Midiã, “o enfrentamento ao racismo se baseia no respeito à historiografia africana e afrodiaspórica, utilizando elementos da estética, semiótica e outras linguagens para reconstruir percepções sobre pessoas negras.”

A autora apresentará o livro no evento Diálogos Antirracistas, promovido pelo Projeto Seta (ActionAid), paralelamente ao Fórum Internacional de Povos Afrodescendentes, em Nova York (EUA), em abril. O livro estará disponível em livrarias e sites de e-commerce.

Manual Gratuito da Rede JP Ensina Boas Práticas Antirracistas no Digital

Em outra frente, a Rede de Jornalistas Pretos pela Diversidade na Comunicação (Rede JP), em parceria com o Instituto Peregum, lançou o Manual de Boas Práticas Antirracistas para a Comunicação Digital. A iniciativa conta com o apoio da UNESCO e outras instituições.

O manual, que será distribuído gratuitamente em PDF, estará disponível no site oficial da Rede JP, fortalecendo a inclusão racial no ambiente digital.