O que você procura?

Com ajuda de amigos, professor organiza festão de formatura para alunos de escola em Pernambuco

Educação e felicidade caminham lado a lado quando o assunto é transformação de realidades. Quer um exemplo? A ideia do professor Ailton Brisa, da EREFEM Prof Odete Antunes, em Jaboatão dos Guararapes (PE). Com uma pequena ajuda de grandes amigos, ele vai viabilizar a tão sonhada festa de formatura para estudantes que concluem o ensino médio no final de 2024. Uma noite feita para ser feliz, mas também se inspirar para novos passos. E é possível contribuir para essa iniciativa através de campanha criada por ele no site Vakinha.

Brisa ingressou na escola há pouco mais de um ano e, ao Conversa do Bem, conta que alimenta a ideia de uma festa de formatura há um tempo, como encerramento da disciplina Incubadora de Projetos Sociais. “Eu percebo que muitos deles tem problemas de autoestima e acabam se negligenciando. Então essa festa coloca a nós todos enquanto escola, num evento que envolve habilidades sociais e inteligência emocional, coisas que precisam ser bastante trabalhadas na juventude. E faz gosto ver como eles estão se planejando, pensando nas roupas, penteados, maquiagens.”

Comida boa, música, decoração, fotografias, filmagem, tudo o que se precisa para uma noite memorável vai rolar na formatura. Só que tudo isso tem custo e foi quando esse papo começou que a empolgação deu uma diminuída. “Eu estava empolgado até a hora que comecei a calcular o valor do buffet”, brinca Brisa.

Mas não dava para desistir assim tão fácil, então começou aí a se formar uma grande rede de amizade para que a felicidade da galera fosse garantida. Brisa falou com um amigo que doou a mão de obra para servir pizza a noite toda. Daí um amigo que é fotógrafo e outro que é videomaker se ofereceram para os registros. E um quarto amigo, baterista, sugeriu que ele e o próprio Brisa tocassem umas músicas para animar todo mundo. E aí, pronto: festa garantida.

“A formatura terá todos os ritos de passagem, eles confeccionarão seus próprios capelos para usar na colação de grau. Vão receber o canudo, vai ter orador, paraninfo, tudo conforme o que tem que ser. E depois que passar essa parte do protocolo, um amigo vai dar uma palestra sobre projeto de vida, em seguida vem o show e depois a discotecagem. E a quadra vai estar liberada pra eles brincarem, que é o que eles mais gostam. Eu sempre disse pra eles que a gente só é capaz de vencer se a gente se unir, e essa formatura representa muito isso: essa vitória que é de todos nós!”, celebra o professor.

O tema da formatura será Noite Estrelada, inspirado na obra icônica de Van Gogh. E mais do que a felicidade de realizar esse sonho que é de todo jovem, Brisa acredita que o evento pode incentivar os alunos a buscar novos passos dentro da educação, como o ingresso em uma universidade. “Quero que a comunidade saiba que nós acreditamos neles e que juntos nós conseguiremos. Que a luta é árdua, mas que somos capazes de vencer. Tenho fé que essa formatura será inesquecível.”

Ajude a formatura dos alunos

Ainda que muito tenha sido já conseguido na amizade, será preciso certo investimento para que a formatura seja possível. Os ingredientes para as pizzas e ajudas de custo para todo mundo que vai doar o trabalho. Por isso, Brisa e os alunos contam com a solidariedade de quem se identificar com a ideia. As contribuições podem ser feitas através do link.