O que você procura?

Com 99 anos, nadadora canadense bate 3 recordes mundiais no mesmo dia

Aos 99 anos, Betty Brussel, uma canadense, quebrou três recordes mundiais e se tornou uma sensação no mundo da natação amadora. No último sábado (20), ela estabeleceu recordes  na faixa etária dos 100 aos 104 anos, nos 400 metros estilo livre, 50 metros costas e 50 metros peito no Victoria Masters Swim Club Meet, realizado no Commonwealth Pool em Saanich, Colúmbia Britânica.

Nascida em 28 de julho de 1924 na Holanda, Betty, apesar de usar aparelho auditivo e ter um marca-passo devido a um ataque cardíaco ocorrido há 25 anos, vive de forma independente e dirige-se à piscina duas vezes por semana. Em meados de seus sessenta anos, ela começou a nadar competitivamente.

“Adoro estar na piscina e deslizar pela água,” disse Betty Brussel ao Globe and Mail. “Me sinto melhor quando saio do que quando entro. Nadar é o meu amor. Isso me faz esquecer todas as minhas preocupações, e eu me sinto ótima.” “Fiquei surpresa com as minhas próprias nadadas ontem,” disse Betty. “Dei o meu melhor. Nunca desisto. Foi maravilhoso. Parecia estar em um filme. Fui totalmente impressionada pelo apoio de todos.”

Ela completou os 400 metros estilo livre em impressionantes 12 minutos e 50,3 segundos, superando o recorde anterior em sua faixa etária de 16:36,80. Betty estabeleceu uma nova marca nos 50 metros costas com o tempo de 1:24,91, quebrando o recorde existente por quase cinco segundos.

No peito de 50 metros, ela alcançou o tempo de 1:56,22, estabelecendo um recorde em uma categoria onde não havia benchmark anterior.

“Gosto de vencer, mas os recordes nunca foram a coisa mais importante para mim,” disse ela. “Se outra pessoa vencer, fico feliz por ela.”

Stanley Wilson, treinador de Betty, observou que sua energia aparentemente inesgotável serve de inspiração para os membros do clube. Ele disse ao Guardian: “Betty tem os olhos azuis mais brilhantes e o sorriso mais largo. Ela é muito engraçada e tagarela.”

Por fim, Betty disse ao Globe and Mail que gosta de viver a vida. “Me sinto muito sortuda por fazer o que faço. Não estou pronta para que alguém cuide de mim.”