O chef brasileiro João Diamante ganhou, no último dia 25, o prêmio Champions of Change de 2024, dentro do The World’s 50 Best Restaurants. O reconhecimento veio por conta do projeto social Diamantes na Cozinha, onde o brasileiro dá oportunidades para jovens moradores de favela fazerem cursos de culinária, nutrição e hospitalidade.
O prêmio, criado em 2021, visa reconhecer os agentes transformadores muitas vezes não celebrados do setor gastronômico, especialmente em um período de reconstrução após os desafios enfrentados durante a pandemia.
Ver essa foto no Instagram
Hoje uma realidade na gastronimia mundial, Diamante teve uma trajetória não convencional. Inicialmente, ele ingressou na Marinha, onde trabalhou como ajudante de cozinha por cinco anos. No entanto, sua paixão pela culinária o levou a buscar mais, e ele decidiu cursar a faculdade de gastronomia. Determinado a aprimorar suas habilidades, Diamante embarcou em uma jornada para Paris, onde teve a oportunidade de treinar com um dos maiores nomes da gastronomia mundial, Alain Ducasse.
No início de 2024, ele fundou o próprio restaurante, o Diamante Gastrobar. Por lá, boa parte da equipe é formada por egressos dos cursos desenvolvidos no Diamantes na Cozinha. Até hoje, mais de 3.000 pessoas já passaram pelo projeto criado pelo chef.