O que você procura?

Cesar Lattes, físico brasileiro indicado 7 vezes ao Nobel, é homenageado pelo Google

César Lattes, físico brasileiro indicado sete vezes ao Prêmio Nobel, é o homenageado dessa quinta-feira (11) no doodle da plataforma de pesquisa Google. O cientista completaria 100 anos hoje.

Em 1947, com apenas 23 anos, César realizou sua principal descoberta ao identificar partículas méson Pí, uma hipótese que estava antes apenas no campo da teoria para explicar o funcionamento do átomo. A ação garantiu o Nobel para o chefe do laboratório em Bristol (Inglaterra), Cecil Powell, para o qual o brasileiro trabalhava. Mesmo não recebendo o prêmio individualmente, César Lattes foi aclamado e ficou famoso.

César Lattes tem o nome em plataforma para pesquisadores

No cenário acadêmico brasileiro, Lattes é homenageado pelo nome de uma plataforma que reúne os dados de pesquisadores e professores brasileiros, na base do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Isso porque o físico teve uma trajetória que foi além do seu campo de pesquisa e defendeu, durante toda a vida, a ciência no Brasil.

Como professor e pesquisador, Lattes atuou fora do Brasil nas universidades da Califórnia e de Minnesota, nos Estados Unidos e na Universidade de Bristol, no Reino Unido. Por aqui, trabalhou a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade de São Paulo (USP).