
Com talento, dedicação e o amparo de quem se identifica com sua história, o jovem pianista Michel Risério certamente chegará onde quiser no mundo da música. O próximo passo é a compra de um piano próprio, fundamental para crescer no instrumento. Uma campanha online, criada por outro pianista, Gabriel Lira, busca ajudá-lo nessa conquista. É possível contribuir com qualquer valor através do link.
Os primeiros contatos de Michel com a música foram através de uma escaleta, presente dos pais no Natal de 2019. Em 2021, o garoto ganhou um teclado e, a partir daí, o interesse se intensificou. Ele passou a estudar partituras pelo YouTube e, depois, a frequentar um conservatório localizado perto de casa. Após três meses, veio a aprovação em processo seletivo para a Escola Municipal de Música de São Paulo (EMMSP), onde estuda atualmente.
“O piano é especial, pois é um instrumento em que o músico é como um maestro que pode tocar qualquer música, sem mesmo pedir permissão para ninguém, ou nem mesmo ter uma orquestra ao seu dispor. O próprio piano, é uma orquestra. É possível fazer diferentes tipos de texturas, sons, fazer soar como diferentes instrumentos, enfim, é realmente incrível”, reflete o jovem.
Desde então, Michel coleciona conquistas como a presença no Top 40 do mundo no concurso WPTA Spanish, o 2º lugar no Concurso Nacional Souza Lima e aquele que, para ele, é o maior de todos os prêmios: ser aluno de Marisa Lacorte, lendária pianista com carreira única no ensino do piano no Brasil.
Michel busca pelas redes sociais ajuda para comprar o piano
Mas, para conseguir avançar na técnica do instrumento e ser ainda mais um orgulho para família, amigos e o Brasil como um todo, Michel precisa de um piano próprio, que o permita praticar dentro de casa. O obstáculo é o preço elevado. Para vencer esse desafio, o jovem tem contado com a ajuda de outro pianista: Gabriel Lira, que se encantou com o jovem ao vê-lo improvisar em vídeos publicados no Instagram desde o início do ano.
Michel começou a compartilhar o conteúdo justamente para angariar recursos para a compra do piano e, ao saber disso, Gabriel resolveu criar a campanha no site Vakinha. Uma forma de colocar em prática os valores que entende que a música tem na promoção de cidadania. “É uma ferramenta incrivelmente poderosa para inclusão por que praticamente toda civilização humana através da história teve a música como expressão de sua cultura e de suas crenças e isso acaba se tornando algo em comum a todos até hoje, e a partir desse ponto nós podemos usar a música como ferramenta de compreensão social e política do outro”, opina.
A campanha já recebeu 72 apoios, arrecadando R$ 6,7 mil. É possível contribuir para que Michel tenha o próprio piano através do link ou da chave pix 5279013@vakinha.com.br.