Uma jovem brasileira se tornou, nesta semana, a primeira bailarina negra a se tornar bolsista da Académie Princesse Grace, renomada escola de balé em Mônaco, no sul da França. Ilana Barcelos, vinda do bairro da Penha, no Rio de Janeiro, ficará 4 anos no país e, agora, busca apoios para se manter por lá enquanto evolui na profissão. Uma campanha na plataforma Vakinha foi criada para ajudá-la.
Ilana já demonstrava desejo em ser bailarina profissional aos 3 anos de idade. Com o apoio dos pais e muita dedicação aos treinos e ensaios, ela fez do sonho uma realidade ao ponto de, em 2023, ficar entre as 25 melhores bailarinas do mundo em competição realizada em Tampa, nos Estados Unidos.
Ver essa foto no Instagram
Logo depois, ela participou do Youth America Grand Prix, onde conheceu o diretor da Princess Grace Academy de Mônaco. Em seguida, Ilana conquistou no festival Passo de Arte, em São Paulo, uma bolsa de estudos integral para estudar nesta que é a escola dos sonhos para qualquer bailarina.
A viagem ocorreu na segunda-feira (18) e Ilana já chegou em Mônaco. Ela e a família têm, agora, o desafio de mantê-la financeiramente no país, considerado um dos mais caros do mundo. Para isso, a bailarina conta com uma série de patrocínio de marcas que acreditam na garota e, também, com as contribuições na campanha no Vakinha. Seja como for, ela não vai parar de bailar essa história.