Com a partida das equipes olímpicas do Brasil da capital francesa, os atletas paralímpicos já se preparam para os Jogos Paralímpicos Paris 2024. Nesta segunda-feira (12), as primeiras delegações, incluindo equipes de tênis de mesa, remo e vôlei sentado, embarcaram para a competição. São 72 pessoas, sendo 46 atletas com deficiência e um timoneiro.
O Brasil terá sua maior delegação de todos os tempos em uma edição dos Jogos Paralímpicos fora do país, com 279 competidores. Além dos 254 atletas com deficiência, a delegação contará com 19 atletas-guia (18 no atletismo e 1 no triatlo), três calheiros de bocha, dois goleiros de futebol de cegos e um timoneiro de remo.
O recorde anterior era de 259 atletas em Tóquio 2020, enquanto o maior número de participantes foi registrado nos Jogos Rio 2016, com 278 atletas. Em Paris, o Brasil também alcançará sua maior participação feminina na história dos Jogos Paralímpicos.
Ver essa foto no Instagram
A logística de embarque será realizada em 12 datas diferentes. Após o voo inicial em 12 de agosto, o time de tiro com arco viajará no dia 13, seguido pelos competidores de ciclismo e goalball em 14 de agosto. No dia 15, será a vez de atletas de natação, badminton e taekwondo.
A delegação será composta por representantes de 22 dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, com São Paulo enviando o maior número de atletas: 71 dos 254 convocados.