
Bombeiro por vocação, o catarinense Anderson Roberto Correia dedicou por quase duas décadas os dias a salvar outras pessoas. Ele quer seguir com essa missão, mas, primeiro, precisa cuidar de si mesmo: é necessário vencer um câncer que o afastou as atividades profissionais. E ele não está sozinho nessa luta. Em um dia, R$ 146 mil foram arrecadados, em campanha no site Vakinha, para que o tratamento seja pago.
Anderson tem uma trajetória profissional estreitamente ligada a ajudar outras pessoas. É bombeiro voluntário há 16 anos em Concórdia (SC) e trabalha, também, na SAMU e no Hospítal São Francisco. “É um sonho de criança. Quando eu fiz 18 anos, abriu o processo seletivo para bombeiro voluntário e eu me inscrevi. Fui me especializando e hoje tenho curso de técnico em enfermagem”, conta.
De 2022 para cá, porém, ele convive com um câncer que o obrigou a se afastar das atividades. A doença teve início na perna esquerda, alcançou o pulmão e, infelizmente, progrediu para metástases neurológicas. A partir daí, surgiu a necessidade de encarar a doença com sessões de radioterapia, entre outros métodos.
O obstáculo era o valor: R$ 100 mil necessários para bancar o tratamento. Aí, Anderson, responsável por ajudar tanta gente nesses 16 anos, foi ajudado de volta. Uma grande mobilização online teve início e, em cinco horas, o valor já tinha sido atingido na campanha criada por ele no Vakinha. Ao todo, mais de 2,2 mil pessoas ajudaram.
“Eu passei o dia todo chorando, porque não imaginava todo esse carinho do pessoal. Foi um engajamento gigantesco de bombeiros, empresas, associações, comunidade. Eu e minha família ficamos extremamente emocionados”, relata.
Bombeiro Anderson já pode dar sequência ao tratamento
Com o valor arrecadado, Anderson já pode dar início aos trâmites para começar o tratamento. Com sorriso no rosto, ele vai encarando os desafios até a chegada do dia em que poderá, ele novamente, ajudar quem tanto o ajudou.