Em momentos de urgência, é imprescindível que a logística exista para auxiliar o trabalho de quem atua na linha de frente. É essa a contribuição do aplicativo Acction, que busca facilitar a entrega de marmitas nos abrigos que recebem os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
Utilizado em países como Honduras e Cabo Verde, o Acction foi desenvolvido pela desenvolvedora de softwares Clurb. Em resumo, a plataforma permite que cidades se preparem para a prevenção e resposta a desastres em necessidades específicas, como a distribuição de marmitas para quem precisa.
No Rio Grande do Sul, o Acction tem atuado para conectar os mais de 460 abrigos cadastrados no SOS RS, aos voluntários que produzem marmitas solidárias, bem como àqueles que atuam como entregadores.
Como voluntários podem utilizar o Acction
Os abrigos existentes podem utilizar a plataforma cadastrando o espaço no SOS RS. Uma vez inscrito, o abrigo já está na rede e, dessa forma, apto a receber as marmitas. Na plataforma, os responsáveis devem inserir todas as informações necessárias para o pedido de marmita, como o endereço, número de pessoas, se precisa de bebida, etc. Após a solicitação ser enviada, o app conectará o pedido aos produtores de comida mais próximos.
Já aqueles que estão produzindo marmitas, como as cozinhas comunitárias, podem se cadastrar no app e oferecer as refeições, inserindo o endereço onde elas estão, data e hora da entrega, bem como se irá oferecer transporte ou precisará de retirada.
Por fim, os entregadores voluntários também podem se cadastrar na plataforma. Assim, oferecem o serviço para ligar quem produz comida a quem distribui nos abrigos.o