O que você procura?

Após seleção dinamarquesa masculina recusar aumento, feminina consegue equiparação salarial

Após a Eurocopa, a seleção masculina da Dinamarca de futebol passará a receber os mesmos valores que a feminina. A atualização valerá pelos próximos quatro anos, até a Euro 2028, e foi possível pela recusa dos homens em receberem aumento salarial.

O acordo foi firmado em maio, com o objetivo de gerar melhorias para o futebol dinamarquês de modo geral. Ao recusarem progressão do valor recebido, os jogadores contribuíram efetivamente na luta das jogadoras por equiparação salarial entre os dois grupos.

Objetivamente, homens e mulheres receberão a mesma remuneração básica quando defenderem a seleção dinamarquesa em jogos fora de casa. Além disso, houve redução do seguro da seleção masculina em 15%. Dessa forma, foi possível aumentar o seguro do time feminino em 50% e o do time masculino sub-21 em mais de 40%.

Vale lembrar que a luta por salários iguais é recorrente na Dinamarca. Em 2017, a equipe feminina chegou a ser banida de competições da UEFA, por deflagrarem greve relacionada à pauta. A punição resultou na ausência da equipe na Copa do Mundo de 2019.