Minnie Payne, uma mulher de 90 anos do Texas, apaixonada por escrever e compartilhar histórias inspiradoras, agora está compartilhando uma história própria de triunfo, paixão e dedicação. No último domingo, ela alcançou um marco significativo ao receber seu diploma de mestrado em estudos interdisciplinares pela Universidade do Norte do Texas (UNT). Acompanhada por seu neto de 23 anos ao atravessar o palco, ela se tornou a estudante mais idosa documentada a concluir seus estudos na UNT, conforme confirmado por um porta-voz da universidade.
Antes de Payne, apenas uma pessoa na UNT havia recebido um diploma em idade mais avançada, um indivíduo de 97 anos que obteve um mestrado em educação em 2009, após concluir seu curso 30 anos antes, na década de 1970.
“Sinto que ainda é algo meio surreal”, disse Payne ao USA Today, que já trabalhou como editora e redatora para uma revista na Califórnia, mas agora aceitou um emprego no Houston Style Magazine.
Trajetória como mãe e agora graduada
A trajetória de Payne começou em Pelzer, Carolina do Sul, onde cresceu em um ambiente modesto. Seus pais, trabalhadores têxteis, tinham pouca educação. “Eu vivia em um mundo muito pequeno”, compartilhou Payne ao USA Today. “Havia um cinema, uma farmácia, um correio, um posto de gasolina, um supermercado.”
Ela se formou no ensino médio em 1950 e frequentou uma faculdade comunitária até conseguir um emprego como balconista em uma imobiliária, conforme relatado no site da UNT. Em 1961, casou-se com seu falecido marido, Dale, e trabalhou como estenógrafa para a South Carolina Industrial Commission.
Os empregos do marido levaram a família para lugares como Jackson, Mississippi, e Carrollton, Texas, onde viveram por mais de 30 anos. Ao longo da vida, Payne atuou como mãe em tempo integral para seus dois filhos, professora substituta e trabalhou por 30 anos como transcritora e processadora de palavras.
Com esforço, a conquista veio
Mesmo assim, ela sentia uma vontade incontrolável de estudar jornalismo. Assim, em seus 60 anos, Payne se matriculou na Texas Woman’s University, aproveitando um programa que permitia que alunos da TWU, UNT e Texas A&M University-Commerce frequentassem cursos nas três universidades.
A graduação veio em 2006 e foi com este diploma que, anos depois, Minnie decidiu cursar um mestrado. Era a época da pandemia de Covid-19, porém, e tudo ficou mais complicado, com aulas às vezes online, às vezes presenciais. Com muito esforço, ela venceu a etapa e pode se considerar Mestre em estudos interdisciplinares.