Na última segunda-feira (15) a argentina Iris Amelia Alioto tornou-se um ícone de superação de padrões ao ser anunciada como candidata da etapa de Buenos Aires do Miss Universo Argentina 2024. Com 72 anos, Iris é a mulher mais velha a concorrer ao título em mais de sete décadas de história do prestigiado concurso de beleza.
Nascida em 1952, além de ser uma figura inspiradora como modelo, atriz e professora de dança, Iris também é tradutora. Sua trajetória na televisão e cinema a levou a conquistar notoriedade, recebendo solicitações frequentes de veículos da imprensa local para entrevistas. Surpreendentemente, apesar de sua fama crescente, a candidata ao Miss Universo ostenta menos de 500 seguidores em sua conta no Instagram.
Em uma entrevista à imprensa local, Iris demonstrou confiança e uma postura assertiva diante das expectativas para o desfile em traje de banho. “A idade eu já tenho e sei bem aonde vou. Não tenho medo de qualquer agressão ou hostilidade que eu possa receber do público. Acho que, quando me ofenderem, eu vou mandar um beijo”, declarou a bisavó, desafiando os estereótipos de idade associados à competição de beleza.
Ver essa foto no Instagram
Candidatura inspirou outras mulheres ao Miss Universo
A notoriedade de Iris vai além de seu papel como candidata ao Miss Universo, uma vez que ela só pôde se candidatar após uma alteração nas regras do concurso em setembro de 2023. Pela primeira vez em mais de 70 anos de história, pessoas de qualquer idade têm a oportunidade de participar. Antes dessa mudança, apenas mulheres entre 18 e 28 anos podiam concorrer.
A coragem de Iris em desafiar as convenções inspirou outras mulheres argentinas acima dos 28 anos a se candidatarem, destacando a diversidade de beleza e experiência que transcende as barreiras da idade. Entre as concorrentes, destaca-se a presença da profissional de saúde Maria Alejandra de Pascua, de 54 anos, e da modelo e professora de inglês Romina Alarcón, de 37 anos, ambas na lista do Miss Universo Buenos Aires 2024.