O que você procura?

Alunos da rede pública do RJ se destacam em concurso com projetos de sustentabilidade e robótica

Estudantes de escolas públicas do Rio de Janeiro foram os grandes vencedores do Transformando Ideias em Ações Sustentáveis, que selecionou projetos estudantis de robótica, sustentabilidade e integração. Essa foi a segunda edição do certame, que distribuiu notebooks, tablets e smartphones às iniciativas de maior destaque.

O concurso é uma realização da Glocal Experience Rio, plataforma de ideias e ações para cumprimento da Agenda 2030, em parceria com a  Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. 88 escolas públicas das 15 regionais da Seeduc enviaram projetos, com a participação de 246 alunos. Todos tiveram como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.  A Águas do Rio foi a patrocinadora.

Matheus Herico Aredes da Silva, de 17 anos, levou o primeiro lugar na categoria robótica. Estudante do segundo ano do ensino médio no Ciep Mané Garrincha, ele venceu a competição com projeto para irrigação automática para a horta da escola. A ideia funciona com a captação da água da chuva e dos aparelhos de ar-condicionado.

 

Durante os finais de semana e nos feriados, quando não tem ninguém, a horta fica sem irrigação. Então, pensei em desenvolver um sistema automático que irrigue a horta na quantidade necessária todos os dias, sem depender dos alunos. Agora só falta implementar o projeto”, explicou Matheus à Agência Brasil.

Já João Pedro Medeiros de Souza, aluno do segundo ano do ensino médio do  CE Olavo Bilac, em Resende, ficou com o primeiro lugar na categoria sustentabilidade. Ele desenvolveu um aplicativo que indica ao usuário o que fazer com os lixos reciclável, orgânico, eletrônico e de outros tipos.

“Sempre gostei de jogos eletrônicos, e um dos meus professores, o Fred, me incentivou a desenvolver o aplicativo. Nele, o usuário encontra várias maneiras de descartar qualquer tipo de lixo. Foram dois meses desenvolvendo o aplicativo. E valeu a pena, porque é uma felicidade muito grande receber esse prêmio. Vou usar o notebook para estudar em casa, pois eu não tinha computador”, disse João Pedro à Agência Brasil.

Por fim, na categoria ações de integração o vencedor foi um grupo de estudantes do terceiro ano do ensino médio do Centro de Ensino Matemático Joaquim Gomes de Sousa. Os alunos desenvolveram uma campanha para arrecadar materiais importantes para o funcionamento da instituição. Com isso, conseguiram impressora, computadores e dois celulares.