O que você procura?

Adélia Prado vence o Prêmio Camões, o maior da literatura em português

A poetisa Adélia Prado foi anunciada como a ganhadora do Prêmio Camões 2024, o mais prestigioso reconhecimento da literatura em língua portuguesa. A Fundação Biblioteca Nacional revelou a notícia nesta quarta-feira (26). Esta conquista coroa uma semana de honrarias para a autora, considerada uma das maiores poetisas brasileiras vivas. Apenas seis dias atrás, Adélia Prado recebeu o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras, uma das mais tradicionais distinções literárias do país.

Adélia Prado, aos 88 anos, é não apenas poetisa, mas também professora, filósofa, romancista e contista. Seus primeiros poemas foram publicados em jornais de Divinópolis e Belo Horizonte. Seu talento impressionou Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), que a incentivou a publicar seu primeiro livro, “Bagagem”, em 1975, notável pela originalidade e estilo.

Com “O Coração Disparado” (1978), Adélia Prado conquistou o Prêmio Jabuti de Literatura da Câmara Brasileira do Livro. O Prêmio Camões, criado em 1988, reconhece autores de língua portuguesa que enriquecem o patrimônio literário e cultural do idioma. Adélia Prado receberá 100 mil euros como prêmio, dividido entre o Ministério da Cultura português e a Fundação Biblioteca Nacional brasileira.