O que você procura?

Brasil vive semana de expectativa por Oscar de Fernanda Torres e “Ainda Estou Aqui”

O clima é de final de Copa do Mundo. Brasileiros tentam conter a ansiedade pelo Oscar a poucos dias da premiação. São três possibilidades de estatuetas para o país: Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, para Ainda Estou Aqui, e Melhor Atriz, para Fernanda Torres.

Ainda Estou Aqui é apontado pela imprensa especializada como um dos principais favoritos a levar o troféu de Melhor Filme Internacional. Segundo o site GolDerby, especialista em cinema e em apostas em torno das premiações, a produção de Walter Salles se tornou a nova queridinha da crítica, em especial, após as polêmicas envolvendo Emilia Pérez, sua principal concorrente.

Nem a ausência de prêmios no BAFTA, que aconteceu no último dia (16), apaga esse favoritismo. Aliás, sobre isso, Marcelo Rubens Paiva, escritor da obra original adaptada às telonas, fez uma consideração importante em suas redes sociais:

“A disputa está acirrada? Todo ano é assim. O BAFTA, de fato, embolou. Mas tem um detalhe: Ainda Estou Aqui estreia apenas hoje (21/02) no Reino Unido. Pouca gente viu o filme por lá. Tanto que Fernandinha nem foi indicada. Minha aposta: ela ou a maravilhosa Mikey Madison ganham o Oscar”, lembra o escritor.

Por fim, o periódico The Guardian, que analisou todas as produções indicadas a Melhor Filme, concluiu que Ainda Estou Aqui tem muitas chances de vencer. Segundo o veículo, o longa merece vencer a disputa por conta do seu impacto emocional, relevância política e excelência cinematográfica. Entre os pontos fortes da produção, os destaques ficaram, sobretudo, para a trilha sonora tocante e as atuações emocionantes.

Para além do Oscar: Os número de Ainda Estou Aqui

Ainda Estou Aqui já fez história. Não só pelas três indicações ao Oscar e as eventuais conquistas na maior premiação do cinema mundial, mas pelos números em si.

O longa-metragem já ultrapassou os U$22 milhões em bilheteria global. Só no Reino Unido, a pré-estreia arrecadou R$3,5 milhões, tornando-se a maior abertura de um filme latino-americano no território, além de maior do ano de uma produção em língua não-inglesa.

Além disso, mais de 5 milhões de pessoas assistiram ao filme, somente no Brasil. 

Mas, já que o tema é prêmios, Ainda Estou Aqui já venceu 38 premiações, desde que começou a percorrer o circuito de festivais no ano passado, sendo que as três mais esperadas ainda estão por vir.

Quando é o Oscar 2025

O Oscar 2025 acontece em 02 de março com a cerimônia prevista para começar às 20h30min. Grave na sua agenda e reserve um espacinho em meio ao Carnaval para prestigiar a premiação,