Ao receber em 2018 a matrícula de Maria Gabriela Tebaldi, o Colégio Polivalente, de Apucarama (PR) mudava para sempre. A menina, cega e dona de um cativante sorriso, escreveu história das mais lindas no espaço e agora, prestes a se formar e ingressar na faculdade, receberá um presente simbólico no desenvolvimento da autonomia: uma bengala inteligente, fundamental para que se locomova sozinha com facilidade. O equipamento será adquirido através de campanha criada pela comunidade escolar na plataforma Vakinha. É possível ainda contribuir com o gesto através do link.
Gabriela ingressou no Colégio Polivalente no 6º ano, sem saber ler braile e nem mesmo andar sozinha. Em sete anos, construiu uma linda jornada de superação de obstáculos e perseverança na educação. Está alfabetizada no sistema de escrita tátil e já se arrisca, inclusive a passeios pela cidade.
“A Gabriela é uma menina alegre, gosta de conversar, tem amigos, desenvolve projetos junto com o aluno monitor, sabe se expressar, nunca reclama da sua condiçao, é positiva. Acreditamos nela.”, descreve Rejane Pereira Alves, funcionária que, apesar de não estar mais no Colégio Polivalente, acompanhou toda a evolução da menina e, hoje, é amiga da família.
Em 2018, no início de todo o processo, funcionários e professores compraram para ela um óculos que ajuda na leitura e, posteriormente, a auxiliaram na conquista, via Ministério Público, de uma professora de apoio permanente em todas as aulas. Por fim, com a ajuda de um empresário local, foi comprada uma máquina de braile. “A comunidade escolar abraçou a Maria Gabriela desde o inicio preparando os professores e funcionários para entender sua deficiencia e trabalhar com ela. Sempre procuramos usar a tecnologia para melhorar sua integraçao e seu aprendizado”, prossegue Rejane.
Maria Gabriela buscará cursar pedagogia
O próximo passo para Gabriela é o ingresso na faculdade, para cursar pedagogia e, quem sabe, inspirara outras tantas vidas. Para isso, novamente ela contará com a ajuda dos amigos. Através de uma campanha no site Vakinha, a comunidade escolar tem arrecadado o valor necessário para a compra de uma bengala WeWalk, modelo com GPS que ajudaria muito na autonomia da menina nessa nova fase. Uma forma de ajudar e também homenagear quem ensinou tanto nesses anos todos.”
A bengala foi pensada como forma de parabeniza-la pela formatura e pelo seu aniversario de 18 anos, celebrado nessa terça-feira (10). Com os equipamentos ideais e tanta gente torcendo por ela, não há sonho que Gabriela não possa concretizar. E com um exemplo tão transformador, toda a comunidade de Apucarama pode se inspirar para também buscar as próprias conquistas.